Eclesiastes 3.4
– Introdução: As emoções fazem parte da vida humana, precisamos aprender a lidar com sentimentos bons e ruins.
1- Tempo Humano de chorar e sorrir
A primeira coisa que um bebê faz ao nascer é chorar, mas logo a criança aprende a sorrir.
– Chorar no tempo humano: a ansiedade e a depressão têm levado milhões de pessoas em busca de tratamentos (Mateus 6.25). Parece que não faltam motivos para chorar.
– Sorrir no tempo humano: o mercado do entretenimento produz infinitas possibilidades para diversão. Tudo por um pouco de alegria.
Da mesma forma que a humanidade busca sorrir também provoca motivos de chorar.
2- Tempo Divino de chorar e sorrir
Deus criou o ser humano com suas emoções.
– Chorar no tempo Divino: quando choramos, Deus nos consola com seu Espírito Santo (João 16.20). Mas às
vezes a tristeza pode ser um instrumento para arrependimento e mudança de vida (2Coríntios 7.10).
vezes a tristeza pode ser um instrumento para arrependimento e mudança de vida (2Coríntios 7.10).
– Sorrir no tempo Divino: Deus nos dá alegria em dobro, pois o “choro pode durar uma noite, mas a alegria
vem pela manhã” (Salmo 30.5).
vem pela manhã” (Salmo 30.5).
Quando buscamos ao Senhor, toda tristeza se transforma em alegria (Salmo 126.5,6).
Conclusão
Embora tempo de chorar faça parte da vida, devemos aprender a lidar com o sentimento de tristeza (Tiago 4.9) e chorar na presença do Senhor, buscando se alegrar em Deus.
Assista:
Citações Bíblicas: NAA – Nova Almeida Atualizada, Sociedade Bíblica do Brasil.
Descubra mais sobre Esboços de Pregações
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
