Medieval stone castle on a rocky hilltop overlooking a green valley with mountains

Presos de esperança

Zacarias 9.9-12
 
Introdução: Pior que o cativeiro foi a falta de esperança que havia sobre o povo de Israel que tinha saído da
Babilônia, mas ainda se sentiam presos. Zacarias anima o povo a restaurar a cidade e o templo, mas primeiro precisavam sentir-se livres.

Como vencer a desilusão?

1- Voltando para Deus 

Zacarias 9.12ª “Voltai à fortaleza, ó presos de esperança”.
 
Zacarias profetiza a vinda do Messias e que entraria na fortaleza de Jerusalém montado num jumentinho e por isso chama o povo a se alegrar (Zacarias 9.9).
Deus é a nossa fortaleza (Salmos 18.1-3). Somente em Deus podemos estar seguros e confiantes. Nenhuma proteção neste mundo é como estar “à sombra do Onipotente” (Salmo 91.1).
O povo de Israel estava sem esperança porque estava sem Deus. Somente voltando para o Senhor poderiam ser restaurados (Oséias 6.1-6).
 
2- Ouvindo o Evangelho 
Zacarias 9.12b “também, hoje, vos anuncio que…”.
 
O Senhor promete que Ele proclamará paz às nações e dominará de um mar a outro, e do Eufrates até os confins da terra(Zacarias 9.10).
O evangelho é o anúncio de boas notícias (Isaías 52.12). Estas boas novas revelam a esperança que vem de Jesus Cristo.
O povo de Israel precisava ouvir o anúncio da Palavra de Deus, que tinham abandonado. Quando ouvimos a Palavra recebemos fé para vencer (Romanos 10.17).

3- Esperando no Senhor 

Zacarias 9.12c “…tudo vos restituirei em dobro”.
 
Uma promessa de aliança quanto a você Sião, por causa do sangue da minha aliança com você, libertarei os seus prisioneiros de um poço sem água (Zacarias 9.11).
Esperança é esperar com fé. Sonhar que tudo vai dar certo. Quando esperamos no homem nos decepcionamos, mas quando nossa esperança vem de Deus nunca somos frustrados (Isaías 40.1).
O povo de Israel precisou aprender a esperar somente em Deus e não nos reis da terra. Deus lhes prometeu que “Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra” (Isaías 61.7).

Conclusão 

Para vencer a desilusão que aprisiona a alma tirando a esperança é preciso voltar-se para Deus, ouvir a boa mensagem do Evangelho e esperar no Senhor dizendo: “E eu, Senhor, que espero? tu és a minha esperança” (Salmo 39.7).
 
castelo montanha

Assista:


Descubra mais sobre Esboços de Pregações

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Faça um comentário